Porém não basta juntar uma mesa e uma cadeira qualquer para tornar um ambiente home office. Para que essa mudança seja positiva, para sua produtividade ser igual ou maior do que dentro da empresa, é preciso analisar as necessidades e equipamentos que serão empregados, a iluminação e ventilação do local, além tomar alguns outros cuidados com a decoração e organização do espaço.
1. Escolha um espaço exclusivo para o home office
Antes de mais nada, para montar o espaço ideal para seu dia a dia, você precisa escolher o local onde irá trabalhar. Não é porque está em casa que ficará no sofá, na mesa de jantar ou em qualquer canto improvisado.
É importante ter um espaço definido para esta finalidade. Pode ser uma sala mais afastada, o quarto de hóspedes, um cantinho organizado na varanda ou mesmo um espaço sob a escada que quase nunca é utilizado – o que importa é escolher um ambiente que fique fora do fluxo de pessoas da casa, para afastar o barulho e as distrações.
2. Aproveite a luz natural e invista também na luz artificial
Uma dica para deixar o ambiente confortável é aproveitar a luz natural, posicionando sua mesa próxima a janela. Ela ajudará a te manter desperto e concentrado nas suas atividades. Mas cuidado para não deixar seus objetos muito expostos ao sol, para não danificarem devido ao calor.
Para complementar, invista também na iluminação artificial, com pontos de luz ou luminárias sobre a mesa. Além de auxiliarem na concentração, podem deixar o ambiente charmoso e funcional ao mesmo tempo.
3. Escolha mesa e cadeira sob medida
Ao escolher a cadeira para o home office, é preciso avaliar itens como ergonomia, conforto e design, afinal ela fará parte da decoração do seu escritório.
O ideal é que ela tenha ajustes de altura que permitam que os pés fiquem em contato com o chão e que forme um ângulo de 90 graus. Além disso, devido ao uso prolongado é necessário que sejam resistentes, com espuma de boa densidade no assento e encosto e sejam fáceis de limpar.
O encosto deve oferecer apoio para a lombar mantendo a posição ereta.
4. Decoração que te inspira
Para dar um toque decorativo que tem tudo a ver com seu trabalho, você pode optar por papéis de parede, texturas, placas decorativas ou quadros. Vale até mesmo pintar uma das paredes para tornar o ambiente personalizado e inspirador.
5. Inclua plantas no seu home office
Independente do ambiente, ter plantas pode ser sempre inspirador e agradável, além de ajudar também na saúde.
O design biofílico como é chamado, tem objetivo de nos aproximar da natureza através de vasos, paredes vivas ou texturas naturais tornando o ambiente suave e agradável, melhorando o humor, aumentando a umidade e a purificação do ar.
6. Organização do home office
Para manter o ambiente organizado e funcional, opte por gaveteiros ou prateleiras com móveis feitos sob medida para a sua necessidade. Os materiais usados com maior frequência devem ficar mais a mão enquanto outros podem ficar mais distantes.
Os nichos também são ótimas opções para manter a ordem. Mescle livros, caixas e até mesmo objetos decorativos que tenham a ver com você, para deixar o visual leve e agradável.
7. Crie uma área para momentos de descompressão
Assim como é indicado fazer pausas durante o expediente nos escritórios, no home office não é diferente.
Esses intervalos trazem benefícios para o trabalho e também para a saúde:
ajudam a concentração e criatividade;
aliviam o stress;
descansam a visão;
auxiliam as tomadas de decisão.
Pode ser um momento de leitura, uma pausa para um cafezinho ou mesmo alguns minutos na rede social, não importa.
Prepare um lugar confortável para descansar nesses momentos. Um sofá ou uma poltrona confortável com apoio para os pés podem te ajudar a recarregar as energias.
Por isso, se você não tiver a menor ideia de onde começar, contrate uma empresa de ambientes e móveis planejados. Dessa forma o projeto do seu home office estará em boas mãos!
Entre em contato com nosso especialista por telefone ou Whatsapp e solicite um orçamento em compromisso.
VEJA TAMBÉM
Como escolher a sua cozinha planejada
Metalon nos móveis planejados é uma das maiores tendências na decoração